sábado, 17 de setembro de 2011

A solidão torna-nos pessoas chatas.

Tenho lido e ouvido dizer que o melhor para nos aliviar o sofrimento da solidão e passarmos o que sentimos para o papel.  Escrever,  dizem é a melhor forma para desabafar.

Tenho que tentar ouça constantemente  a mesma queixa da parte de todos os que me rodeiam: estou chata.  Bem , a minha filha sempre disse que eu sou chata. O pior, é que não é a única a afirmá-lo.  Analisando friamente as coisas, estou efectivamente chata. Como passo imenso tempo sozinha e estava habituada a ter um companheiro e amigo para conversar, desabafo com quem está perto: os meus filhos, o meu genro, a minha nora e as minhas amigas. Quando os apanho pessoalmente ou ao telefone, vá de falar até mais não. Coitados, estão fartos de mim. Só o meu genro e a minha nora ainda não disseram nada, por educação claro, mas noto no olhar deles que estão também cansados de tanto palavreado.

Já pensei em procurar na internet um grupo de viúvas, mas se calhar não existe.

Todos os dias, faço um enorme esforço para ir trabalhar e continuar a vida do mesmo jeito. Agarro-me a tudo e todos, para continuar a ter objectivos e não desistir. Não há dia que não chore desde que me levanto até que saio para trabalhar. A minha filha, quando era solteira e vivia connosco, dizia-me que não percebia como é que alguém se conseguia levantar tão bem disposta. Era assim que eu me levantava todos os dias. Alegre, bem disposta e pronta para seguir em frente. Hoje, sozinha entre quatro paredes, as primeiras horas do dia são as mais tristes para mim.

Tomei uma decisão. Vou tentar falar o mínimo com todos eles e passar a escrever o que me vai na alma. Deus queira que resulte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário