domingo, 5 de agosto de 2012

O conhecimento está aí.....

Desde há já algum tempo, que quase só vejo programas gravados. Hoje de manhã, domingo, procurei uma das gravações para acompanhar os meus afazeres e dou por mim a ouvir/ver uma Reportagem da Sic, acerca de Safira, uma menina que teve um tumor e que se viu envolvida numa luta que opôs os seus pais à "Justiça".
Os pais não queriam que após o cirurgia a que foi submetida, para a remoção de um tumor, fosse sujeita a tratamentos de quimioterapia, pois na sua opinião, a mesma, traria problemas futuros para a saúde da filha. O IPO pediu ajuda aos tribunais para obrigá-los a comparecer no hospital com a filha. Os pais recusaram sempre, e para que o poder paternal não lhes fosse retirado andaram a fugir de terra em terra. Optaram por um tratamento inovador existente na Alemanha: vacinas anti-tumorais.
Uma das razões para a sua recusa, consistia nas contra indicações que constavam numa das drogas a ser usadas no tratamento. A mesma poderia provocar arritmia cardíaca durante o tratamento e deixar sequelas.

Lembrei-me imediatamente da morte do  meu marido.  Durante estes 22 meses, pensei que a arritmia que o vitimou se deveu aos comprimidos anti-epilépticos que tomava diariamente. Agora fico na dúvida. Será que foi um efeito secundário da quimioterapia oral que tinha feito na semana anterior, pela primeira e última vez. Não tenho a certeza e penso que nunca terei. Sei sim, que nunca me informaram que tal poderia acontecer.

Tenha ou não tirado desta reportagem um dado novo, dou por mim a pensar que a televisão, ao contrário do que muita gente pensa, pode ser um meio de propagação de cultura e conhecimento. Basta saber escolher.
Ao assistir a um filme ou uma série, aprendi hábitos e costumes de outros povos. E perguntar-me-ão para que me serve isso? Direi que, para não afirmar como muita gente:
- Só em Portugal é que isso se acontece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário